A saia lápis ou saia longuete é perfeita para as altas e magras, pois seu corte é reto e ajustado ao corpo. Para quem é baixinha, está acima do peso ou possui o quadril largo, não é aconselhável usar este modelo, pois achata a silhueta e marca muito o corpo. Podem abusar da saia lápis, especialmente o modelo com o cós alto, as mulheres com as medias do busto e quadril semelhantes e sem cintura definida.
Saia Godê
Saia Evasê
A saia evasê é tradicional e elegante, próprio para mulheres com quadril mais largo. O modelo começa ajustado ao corpo e termina abrindo na altura dos joelhos, isso ajuda a disfarçar as medidas e suavizar as curvas. As mulheres acima do peso devem evitar os modelos com pregas e um pouco mais retos para não criar volumes visuais. Prefira os modelos mais compridos, e se as coxas forem muito grossas, escolher os estilos mais próximos aos joelhos e um salto alto.
Saia Balonê
O modelo balonê é o preferido das mulheres mais jovens. Seu estilo mais delicado, franzido e abalonado, aumenta o volume do quadril e da barriga, o que é ótimo para as magras que querem ganhar mais curvas. Se você for alta, prefira a saia balonê até o joelho e se for baixa, invista nos modelos em cima da coxa. Durante o dia use tecidos mais leves como a malha e invista no cetim à noite.
Saia Plissada
A saia plissada aumenta o quadril e é uma boa alternativa para quem possui quadril estreito. O modelo fica bem tanto em festas como no trabalho, é só saber escolher o tecido certo para cada ocasião.
Saia Envelope
O modelo de saia envelope é apenas uma faixa de tecido enrolado em volta do corpo e preso por um botão ou fita. Para não ocorrer problemas na hora de abrir, este modelo deve estar em um tamanho correto, garantindo ainda um bom caimento. Pode ser usada em qualquer ocasião. Mulheres acima do peso devem usar a saia envelope com comprimento de dois dedos acima do joelho, as baixas podem usar a saia envelope em versão mais curta.